sábado, 30 de junho de 2012

A pedida do dia: SHAME (2011)


A Pedida do Dia é o filme Shame (2011) que apesar de suas cenas de nudez apresenta a vida de duas pessoas baseada na "vergonha" (tradução em português do título) de verem seus segredos mais íntimos escancarados para todos. A dependência emocional de um e o desapego total do outro refletem neste drama baseado na história de um viciado por sexo.

Dirigido por Steve McQueen, o filme conta a história de um homem, Brandon (interpretado por Michael Fassbender), que mora sozinho, trabalha numa grande empresa e é viciado em sexo. Com problemas em se relacionar com as pessoas, vê o sexo como escape da vida diária para uma perversão sem limites dos relacionamentos sérios. Seus problemas afetam o trabalho, o seu computador está repleto de pornografia e seu chefe fica sabendo, além de pegar muito no seu pé.
A vida de Brandon muda quando sua irmã Sissy (interpretada por Carey Mulligan) resolve morar com ele. Carente por atenção, Sissy encontra no irmão a ajuda que sempre quis, mas por ter sentimentos de abandono, carência de afeto nos seus relacionamentos, tentou várias vezes o suicídio. Nos encontros, ela dorme com chefe de Brandon, que é casado, e provoca no irmão um sentimento de repulsa.
Com a compulsão por sexo interrompida na sua própria casa e sua intimidade desmascarada pela irmã e por todos, Brandon extravasa nas ruas atrás dos prazeres da vida. Se apaixona por uma colega do trabalho, não a vendo como uma diversão e sim, algo incomum na vida que levava. Com encontros e desencontros, vê na irmã a ajuda que precisa e a necessidade de se tornar um rapaz diferente.
O filme apresenta cenas de nudez e por isso, não é recomendado para menores de 18 anos. Segundo uma entrevista, Michael Fassbender define como "Um filme do nosso tempo!" porque baseia a história na vida solitária e o vício doentio do sexo de algumas pessoas, e  a dependência em demonstrar e ter carinho de outras.
Com certeza essa é uma boa pedida do dia, vejam e comentem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário