sexta-feira, 29 de junho de 2012

Evangélicos crescem no Brasil

Notícia: População evangélica passa de 15,4% para 22,2% em 10 anos e alcança 42,3 milhões de fiéis em 2010


É notório o crescimento dos evangélicos em todos estados e capitais do Brasil. Na última sexta-feira (25), o Censo divulgou os dados demográficos do país e deixou evidente o crescimento de 6,8 pontos percentuais de evangélicos na população brasileira nos últimos dez anos, segundo a reportagem de Hanrrikson de Andrade do Uol Notícias.
De acordo com os dados do Censo de 1991 até hoje, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informa que o aumento é devido a perda de fiéis das igrejas católicas. Foram 9,4% perdidos ao longo dos anos.

Até o início dos anos 90, o evangélicos representavam 9% da população. O crescimento de 44,16% é caracterizado pela incessante expansão das igrejas e o seu espaço na televisões brasileiras.
Outro motivo do crescimento da população evangélica e do acúmulo de capital na forma em que o brasileiro enxerga o dinheiro e o seu custo, é a maneira que a população de países em que a maioria é protestante vê e lida com a prosperidade, ao contrário dos países com a maioria católica, segundo entrevista para a revista Você S/A do mês de junho de Lawrence Harrison, diretor da Escola de Relações Internacionais da Tufts University.
Para os evangélicos esse número pode ser bem maior. Todos os anos, igrejas evangélicas realizam a Marcha Para Jesus em todas as cidades brasileiras. Evento este, que leva milhares de pessoas as ruas para declarar o quão Jesus é importante na vida deles e mostrar a todos a união das igrejas neo-pentecostais, pentecostais e outras diversas juntas. Somente no último ano (2011), foram mais de 5 milhões de pessoas nas ruas, de acordo com os organizadores do evento. No próximo dia 14 de julho haverá a caminhada deste ano na cidade de São Paulo, que é considerada a maior do mundo.
Mesmo assim, o número de católicos é predominante conforme gráfico abaixo:
A expectativa é grande, devido o crescimento rápido dos evangélicos no país, a previsão é que até 2020 o Brasil tenha a maioria da população protestante.


Fonte: Uol Notícias, Revista Você S/A, Marcha Para Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário